Formaçao de Professores nas Tecnologias Digitais














O uso das tecnologias digitais na formação de professores na educação ainda é uma realidade muito distante. cada dia surgem novas tecnologias, cada vez mais inovadoras. As crianças tem muita habilidade em manuseá-las, enquanto os adultos em boa parte tem muita dificuldade, dentre estes adultos estão os professores. Alguns em suas formações não estudaram estas tecnologias contemporânea que estão aí, ainda tem a resistência de alguns deles que não aceitam por acharem que é perda de tempo e que para lecionar necessita de um professor, giz e um quadro.
Tem tambem a questão da estrutura, algumas escolas nem mesmo tem um laboratório de informática, outros tem más nem os docentes nem os educandos usam. Há alguns anos nas salas de aula tinham televisões nas salas, os professores poderiam levar as aulas prontas em pendrives e fazer uma aula diferente, prazerosas e divertidas, mas não era o que acontecia, os recursos utilizados eram: o quadro e o livro didático. Aos alunos mesmo era proibidos ligarem a televisão e o laboratório de informatica foi utilizado por um tempo pelos alunos do diurno aos do noturno não era permitido. É claro que não se deve generalizar, em algumas escolas alguns professores que tinham domínio do equipamento usavam, mas o que é posto aqui, é que todos os professores deveriam ter uma formação que contemplasse o uso de tecnologias da informação para melhorar suas práticas docentes. 
O problema é lançar os projetos primeiro e depois pensar no treinamento do pessoal. logo, os equipamentos são instalados nas instituições, mas os recursos humanos não são preparados para usá-los, assim os equipamentos são sucateados e dispensados sem ter alcançado seu proposito e aos alunos são tirados a oportunidade de um aprendizado diferenciado. Felizmente hoje, na graduação os professores já saem com noções de como utilizar estas ferramentas em suas propostas pedagógicas, más ainda estamos caminhando a passos lentos.


Comentários

  1. não entendo que os professores sejam resistentes ao uso das tecnologias. Penso que o desconhecimento, a falta de formação os deixam temerosos, fragilizados para enfrentar o desconhecido e, por isso, se afastam. Portanto, precisamos, cada vez mais, de políticas públicas de formação de professores que integrem as tecnologias de forma estruturante, preparando-os para conhecer, usar, produzir e inovar com as TIC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Crime na Rede